Dentística / Estética
É a especialidade da odontologia que aplica de forma integrada o conjunto de procedimentos odontológicos com o objetivo de preservar e devolver ao dente sua integridade estrutural, funcional e estética.
Estética Dental Perfeita.
Além da saúde bucal, um visual agradável em relação à aparência do seu sorriso é imprescindível na apresentação pessoal. Através das associações de pequenos procedimentos, hoje com a odontologia estética podemos corrigir forma, posição ou cor dos dentes, criando um sorriso mais belo.
Para isso a odontologia estética, utiliza os novos tratamentos ortodônticos, plásticas gengivais, uso das modernas Facetas de porcelana, Coroas em Porcelana ou Metal free (Zirconia, In Ceram, Empress e Procera), Facetas em resina, Onlays, Restaurações estéticas, Clareamento dental e Implante dental, estas técnicas permitem reabilitar o paciente, devolvendo função e estética, ou seja, sorriso e face em perfeita harmonia.
A restauração dental ou dentística restauradora é o segmento da odontologia que têm como objetivo recuperar dentes que foram danificados, seja por cáries ou por traumas.
A restauração é constituída, basicamente, na reconstrução do dente danificado, fazendo com que ele tenha novamente sua forma e função.
Como se faz a restauração dental?
Para fazer a restauração dental, o dentista precisa fazer a remoção da parte deteriorada do dente. Depois disso, a área é limpa e a cavidade é preenchida com o material de restauração.
Se o dente lesado não for tratado, a cárie o compromete progressivamente, o que causa fortes dores, provocando a necessidade de canal (quando é atingida a polpa do dente) e até mesmo a perda deste dente.
Esse processo de restauração dental é importante para acabar com as cáries, evitar e/ou cessar a dor de dente e recuperar a aparência e o formato dos dentes. Ao restaurar o dente você também evita que bactérias se infiltrem, ajudando a prevenir outra deterioração.
Técnica atual que promete conquistar a perfeição dental de forma rápida e segura.
A odontologia estética não para de evoluir e inovar, a cada dia métodos e tecnologias são criados para melhor atender as necessidades e exigências. Hoje em dia a exigência estética mudou, as pessoas procuram o belo, se preocupam com a estética, querem chegar à perfeição, obter uma harmonia facial entre dente, gengiva e rosto é o que buscamos, trazendo assim jovialidade, equilíbrio e satisfação pessoal para o paciente.
O que há de mais atual na odontologia estética são as lentes de contato dentais, que são lâminas ultra finas confeccionadas em porcelana que serão coladas sobre os dentes, diferentemente das facetas de porcelana, as lentes de contato exigem mínimo desgaste do dente, as vezes, dependendo do caso esta técnica não requer nenhum desgaste dos elementos dentais, se tornando assim uma técnica simples, rápida e de extrema eficácia. Ela recebe este nome por lembrar uma lente de contato para os olhos, bem fina e que recobre uma superfície já existente, no caso o dente.
O grande diferencial das lentes de contato dental em relação às facetas de porcelana ou coroas totais é sua espessura de 0,2 mm, esta fina peça de cerâmica será colada sobre o dente com um material resinoso dando mais resistência a mesma.
As lentes de contato são indicadas para quem quer corrigir imperfeições no sorriso, mudar a sua forma, buscando um sorriso mais harmônico e uniforme e belo, corrigindo alterações, como manchas, pequenas fraturas, fechamento de espaço entre os dentes e aumento de dentes pequenos e/ou curtos, neste caso dando a mesma translucidez de um dente natural.
As vantagens das lentes de contato dentais são estabilidade de cor, não mancham nem escurecem e a resistência do material, por mais que seja ultra fina a peça, depois que colado ao dente com o cimento resino adequado ela se torna resistente.
Para a confecção destas lâminas ultra finas denominadas de lente de contato dental, primeiramente o dentista irá avaliar a vontade do paciente, o que deseja mudar e o que o incomoda para juntos obterem um resultado acima da expectativa, bonito e jovem. Após esta avaliação, poderá ser feito um enceramento dos seus dentes a partir das mudanças desejadas; em um modelo de gesso será feito em cera a previsão do seu tratamento, assim você saberá qual será o resultado final, sendo aprovado passamos para a etapa de preparo mínimo do dente caso haja necessidade em seguida será realizada a moldagem dos seus dentes, com este modelo o técnico de prótese irá esculpir as suas lentes de contato dentais, estando prontas elas serão cimentadas (coladas) com material biocompatível na sua boca.
Com a tecnologia em nossas mãos somos capazes de executar trabalhos brilhantes, previsíveis e duradouros, basta uma minuciosa avaliação, correto diagnóstico e profissionais habilitados. Corra atrás do seu sorriso tão sonhado, ele traz autoconfiança e abre novas portas na sua vida pessoal e profissional.
Com o passar dos anos, os nossos dentes vão escurecendo e cada vez mais ficamos com aquele sorriso amarelo. Um problema que tem solução. Com o clareamento dental o paciente pode perder o sorriso amarelo recuperando a cor natural dos dentes deixando o sorriso mais atraente e bonito.
Qualquer pessoa pode realizar o clareamento dental, desde que os dentes estejam íntegros, sem muitas restaurações recobrindo o dente como um todo, o que se necessita sempre primeiro é uma avaliação inicial correta para determinar qual o tipo de clareamento dental.
O clareamento dental está contra-indicado para pacientes
Com dentes hipersensíveis ou hipoplasia de esmalte
Crianças com menos de 15 anos de idade
Alérgicos a algum componente da fórmula do agente clareador
Grávidas ou que estejam amamentando.
Incapazes de seguir as instruções corretamente.
O clareamento dental é realizado através do uso dos peróxidos de hidrogênio ou carbamida, que penetram e se movem através do esmalte e da dentina devido ao seu baixo peso molecular.
Clareamento Dental Interno
Em casos de escurecimento de dente tratado com canal ou não vital, a recuperação estética se faz através da técnica do clareamento interno, que é um método conservador e de execução relativamente simples e de baixo custo, em vista da
satisfação em relação ao resultado.
Para se realizar o tratamento de clareamento interno, é importante verificar o motivo do escurecimento dentário. As principais causas de alteração de cor dos dentes são traumatismos (quedas, acidentes), tratamento de canal inadequado e
alguns tipos de materiais restauradores (como o amálgama de prata).