Odontopediatria

A odontopediatria é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal dos bebês e crianças.
A orientação deve começar desde cedo com os pais e estender-se ao longo do desenvolvimento da criança, por meio de um trabalho contínuo de promoção de saúde bucal. Prevenir os problemas bucais enquanto bebês é evitar problemas futuros.

A CONSULTA INICIAL é fundamental para que o Odontopediatra conheça a criança e tudo referente a ela. Atendimento infantil é lúdico e diferente do atendimento de adulto. É necessário investir tempo e psicologia.
.
📝 Tudo deve ser relatado na anamnese (entrevista), pois a história médica e odontológica pregressa e atual da criança/mãe/pai pode influenciar no diagnóstico, na dentição, conduta clínica e inclusive nos materiais utilizados durante um possível tratamento.
.
‼ Nesta consulta geralmente tem muito diálogo e informação, o Odontopediatra deve escutar e conhecer o paciente (e vice-versa), o seu comportamento e o tipo de família, para que se possa assim, formar uma parceria e um elo de confiança 🔛. A queixa principal do paciente e/ou do seu responsável também será sanada através de um exame clínico minucioso 🔍. Algum procedimento clínico já poderá ser realizado de acordo com a urgência. 💯Exames complementares tais como radiografias e possíveis encaminhamentos para outros profissionais de saúde como fonoaudiólogo, podem ser solicitados. Todas as medidas necessárias serão tomadas de acordo com a realidade e perfil de cada criança 🧒👶🏽👧🏻👦🏾.
.
👆🏻Por isso tudo supracitado, a consulta inicial odontopediátrica deve ir muito além de “orçamento”, “olhadinha” ou mera curiosidade. Aliás, o nome correto é consulta 👍🏻. A criança precisa e merece ser vista como um todo 💎, e o profissional precisa e deve prestar um atendimento de excelência 🥇. Para tal, há um valor, pois todos os trabalhos profissionais devem ser remunerados, além do que, atendimento gratuito quando não é filantrópico vai de encontro ao Código de Ética Odontológico

Cárie de Acometimento Precoce ou Precoce da Infância, antes denominada de “cárie de mamadeira”, é uma doença que se manifesta através da presença de uma ou mais lesões cariosas nos dentes decíduos (de leite) em crianças 👶🏻 de até 5 anos de idade.
.
👉🏻 Sua principal característica é que ela aparece e se desenvolve rapidamente, causando forte impacto na qualidade de vida da criança e família, pois geralmente está associada a dor e sofrimento, prejudicando também as funções e a estética orais. Motivos estes inclusive, que contribuem para ela ser considerada um problema de saúde pública 🆘 nos países emergentes, e consequentemente no Brasil🇧🇷 também, que aliás é alta a prevalência.
.
📍Existem vários fatores que predispõem à doença, mas a principal causa está relacionada ao uso de mamadeiras🍼 ou ingestão de líquidos açucarados, ingeridos especialmente à noite, onde as crianças acabam adormecendo ou mamam de madrugada💤, sem que seja realizada a higiene bucal necessária.
.
🍭 A introdução de alimentos açucarados na dieta do bebê (contraindicado antes dos dois anos), também é fator crucial para o seu aparecimento. Além disso, a falta ou higiene mal feita durante o dia, também acelera o processo de cárie👾!
.
✅A melhor forma de evitá-la é antes mesmo do bebê nascer, através de educação em saúde, prestando orientações específicas às gestantes durante o Pré-natal Odontológico🤰🏼.
.
⚠ Não sendo possível, o ideal é que o bebê faça sua primeira consulta com o Odontopediatra 😷 mesmo antes dos seus primeiros dentes aparecerem, para que possa assim, receber o benefício da prevenção.
.
💦Uma vez os dentes erupcionados é necessário a escovação com pasta fluoretada na prescrição correta e controle inteligente do açúcar/guloseima.

O comportamento de crianças e bebês frente ao tratamento odontológico é muitas vezes imprevisível e resulta em várias reações emocionais, positivas 👍🏻 ou negativas👎🏻, que se manifestam através de: ansiedade, medo do desconhecido, fobia, choro e etc.
.
😷 Nós, Odontopediatras, especialistas no atendimento de bebês e crianças, temos a psicologia infantil como uma grande aliada em todas as consultas. Várias são as técnicas usadas para o manejo da criança durante a consulta odontológica, que nos permitem uma boa colaboração durante todo o tratamento. .
.
👉🏻 São elas: músicas, histórias, brinquedos, técnicas de falar- mostrar- fazer, reforço positivo e muito amor. ❤
.
📍Porém, muitas vezes, mesmo com toda a psicologia, condicionamentos e técnicas de manejo, o Odontopediatra ❌ não tem o sucesso necessário no controle do comportamento da criança (talvez pela pouca idade da mesma) e, são em casos como estes ou em atendimentos de urgência que precisamos lançar mão da estabilização protetora. .
.
💉O Odontopediatra trabalha com inúmeros instrumentos pérfuro-cortantes, e o menor movimento inesperado que seja feito por um bebê ou criança na hora do atendimento pode levar a um ⚠ acidente, e é pra prevenir tais injúrias que se usa esta técnica. .
.
✅A estabilização protetora resume-se em restringir a liberdade dos movimentos dos pacientes durante o procedimento odontológico.
.
Pode ser feita de duas maneiras:
1️⃣ ATIVA= próprios pais e/ou, pelo auxiliar, ou por algum colega dentista presente;
2️⃣ PASSIVA= dispositivos próprios;
.
🔎Visando sempre promover maior segurança tanto para o paciente não colaborador como para o profissional. Lembrando que, quando bem indicada, não traumatiza a criança. Só a 🛡 protege! .
.
Fonte: #odontopediatriabrasil 🇧🇷

Os Odontopediatras proporcionam aos pequenos pacientes um atendimento eficiente, lúdico🦄 e confortável, onde eles interagem e até se divertem!
.
☝🏻Porém, insegurança, tensão e ansiedade são alguns dos sentimentos que os pequenos podem sentir, principalmente em relação a primeira experiência no Odontopediatra.
.
✅ Para ajudá-los, controle seus temores. Evite, na presença de seu filho, relatar coisas desagradáveis. Existem palavras que assustam! .
.
🚫Nunca o engane. Diga-lhe que vai levá-lo ao dentista, um amigo que cuida da saúde da boca, dos dentes, língua…
.
❌Evite também prometer recompensas pelo bom comportamento, pois geralmente o que precisa ser recompensado é porque não deve ser agradável,
e a consulta com o Odontopediatra pode sim ser muito agradável!
.
👉🏻No consultório, o comportamento dos pais ou responsável é fundamental!👈🏻 Como? Diminuindo a própria ansiedade, confiando e atuando em sintonia com o Odontopediatra, deixando-o conduzir a consulta, sem interpelá-lo, pois ao contrário, a criança ficará confusa 🤷🏼‍♀ e não saberá a quem deve prestar atenção. Pais tranquilos e confiantes proporcionam tranquilidade na criança e no ambiente. 👶🏻👧🏻
.
⚠ Caso seu filho chore, não se inquiete. O choro é uma forma natural de reação da criança perante situações desconhecidas ou temidas. Existem técnicas que o Odontopediatra vai usar para naturalmente diminuir esse medo.
.
💬 Deixe a criança expressar sua curiosidade pelo que houver no consultório. O Odontopediatra saberá prestar tais esclarecimentos de acordo com a linguagem e desenvolvimento de cada criança.
.
🌈 Dê a chance ao seu filho de descobrir e experimentar situações novas de forma mais independente. Seguramente, ele conseguirá.
.
#odontopediatriabrasil 🇧🇷